O PROJECTO EUROclusTEX “CONSOLIDAÇÃO DE UM CLUSTER TRANSFRONTEIRIÇO PARA A FILEIRA TÊXTIL/VESTUÁRIO /MODA DO NORTE DE PORTUGAL E DA GALIZA“.

O Projecto “EUROclusTEX - Cluster Têxtil/ Vestuário / Moda transfronteiriço Norte Portugal - Galiza” supõe a consolidação de um Cluster Transfronteiriço para a Fileira Têxtil / Vestuário /Moda das Regiões Norte em Portugal e da Galiza em Espanha.

A iniciativa encontra-se alicerçada num importante “capital” de cooperação acumulado pelas empresas e agentes económicos das duas regiões fronteiriças. Este projecto deve ser entendido como um catalisador dessa complementaridade natural das duas realidades sectoriais, possibilitando o incremento dos fluxos de carácter comercial e produtivo e institucionalizando as modalidades de cooperação.

O objectivo estratégico de “EUROclusTEX” consiste em lançar e consolidar um Cluster de âmbito transfronteiriço que favoreça os contactos e as práticas de cooperação entre todos os actores da fileira e do território.

O Projecto “EUROclusTEX” pode desdobrar-se numa série de objectivos de carácter mais operacional:
  • apoiar a iniciativa empresarial;
  • impulsionar a criação de valor acrescentado e o surgimento de âmbitos de excelência na fileira transfronteiriça;
  • apoiar a constituição de uma rede entre as principais entidades dos sistemas tecnológico e científico das duas regiões com competências no sector;
  • fomentar a abertura internacional da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) e a criação de uma imagem de excelência da Euroregião Norte Portugal-Galiza num dos seus sectores de actividade com maior representatividade e projecção internacional.

Esta intervenção vai estruturar-se a partir de 4 blocos de actividades:

1) INSTITUCIONALIZAR A COOPERAÇÃO
de modo a permitir o reforço das relações económicas e a formalização de uma rede de cooperação sectorial;

2) AUMENTAR A COOPERAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS, E ENTRE AS EMPRESAS E CENTROS DE COMPETÊNCIAS
através da criação de uma rede de apoio e dinamização empresarial transfronteiriça, aberta aos actores empresariais e aos agentes da envolvente empresarial da Euroregião, a partir de um sistema de Pólos de dinamização da actividade sectorial;

3) REFORÇAR O CAPITAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
com a criação de uma rede com as entidades do sistema Inovação com competências na fileira têxtil/vestuário/moda e com a prefiguração de uma Antena Tecnológica na Galiza;

4) INTERNACIONALIZAR DE MANEIRA CONJUNTA A FILEIRA TÊXTIL/VESTUÁRIO/MODA
apoiando a internacionalização dos actores empresariais no âmbito da Euroregião e promovendo a imagem do Cluster transfronteiriço no exterior.

A iniciativa conta com o apoio financeiro do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP).

O Programa POCTEP
 
O Programa Operacional de Cooperação Transfronteriça Espanha-Portugal 2007-2013 tem como objectivo promover o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre Portugal e Espanha, reforçando as suas relações económicas e as redes de cooperação existentes entre as cinco áreas definidas no Programa:
  • Galiza/Norte de Portugal (área abrangida no âmbito do Projecto EUROclusTEX)
  • Norte de Portugal/Castilla León
  • Centro/Castilla León
  • Alentejo/Centro/Extremadura
  • Alentejo/Algarve/Andaluzia

O Programa conta com uma dotação financeira de 353M€, dos quais 267,4M€ (75,5%) são financiados através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e estrutura-se em 4 eixos prioritários:
  • Cooperação e gestão conjunta para o fomento da competitividade e para a promoção do emprego;
  • Cooperação e gestão conjunta nas áreas do ambiente e património e prevenção de riscos;
  • Cooperação e gestão conjunta em ordenamento do território e acessibilidades;
  • Cooperação e gestão conjunta para a integração socioeconómica e institucional.

Para mais informação

Sobre o programa POCTEP: www.poctep.eu
Os Fundos Estruturais da União Europeia: http://ec.europa.eu



« voltar


eurocusltex