Instituição de referência nacional e europeia para a promoção da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal é uma entidade privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos.
Em actividade há duas décadas, tem como missão o apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário (ITV), através do fomento e da difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de políticas industriais para o sector.

Com instalações em Vila Nova de Famalicão e na Covilhã, e representações no Brasil e Tunísia, o CITEVE promove serviços tecnológicos de excelência em várias áreas de intervenção:
  • Testes e ensaios laboratoriais;
  • Tecnologia & Engenharia;
  • Certificação e Normalização de Produtos;
  • I&D+I;
  • Inteligência Moda;
  • Formação.
O CITEVE desempenha ainda um papel importante na definição, difusão e apoio na implementação, de políticas públicas orientadas às necessidades do sector, através de uma cooperação e colaboração estreita quer com as diferentes Associações Empresariais da ITV, quer com os mais variados organismos públicos. Dentro da mesma lógica, o CITEVE colabora regularmente com diversos serviços da Comissão Europeia, seja ao nível da DG Enterprise & Industry, seja ao nível da DG Research.


MERCADOS

Os mais recentes avanços científicos e tecnológicos, como por exemplo na química de polímeros ou na tecnologia de fibras, abriram aos materiais têxteis um campo fantástico de novas aplicações em sectores onde as propriedades e a performance se sobrepõem às valências estéticas.
Numa lógica de aproximação e interacção entre a fileira têxtil & vestuário e estes sectores de aplicação, no âmbito de produtos de elevado conteúdo tecnológico, o CITEVE tem vindo a consolidar competências, quer ao nível dos testes e ensaios, quer ao nível da I&D e do desenvolvimento de produto, para sectores de aplicação tão exigentes como a mobilidade, a saúde ou o habitat, entre outros.
Por outro lado e numa lógica complementar a esta, os sectores integradores/consumidores de têxteis e vestuário, mesmo nas suas configurações mais convencionais, como por exemplo a hotelaria ou o sector médico-hospitalar, solicitam cada vez mais o apoio do CITEVE em processos de especificação de produto, controlo e respectivo sourcing. É neste sentido que o CITEVE tem vindo progressivamente a alargar o seu âmbito de intervenção, nomeadamente em mercados de aplicação/integração de produto têxtil e vestuário.


CONFIAR NO PRODUTO, CREDIBILIZAR PROCESSOS

Os Laboratórios do CITEVE dispõem das mais avançadas tecnologias e de recursos humanos altamente qualificados e estão acreditados pelo IPQ para mais de 446 ensaios, segundo cerca de 900 Normas, efectuando anualmente cerca de 150.000 ensaios. São também reconhecidos por vários grupos económicos nacionais e internacionais.
Asseguram um vasto leque de análises e ensaios avançados de materiais e produtos, como sejam os ensaios físicos e químicos, medição do conforto e novas funcionalidades, comportamento ao fogo, substâncias tóxicas, microbiologia, geotêxteis e vestuário de protecção. Acrescem a estes os ensaios na área do Ambiente (águas limpas e para consumo humano, efluentes, solos, lamas e resíduos) e os serviços de calibração de equipamentos.


NOVAS SOLUÇÕES, MAIS EFICIÊNCIA


No domínio da tecnologia e engenharia, o CITEVE está apetrechado com as mais avançadas tecnologias emergentes, onde se destacam a estamparia digital, hotmelt/laminagem, coating/revestimento, malhas tridimensionais, malha trama, tecnologia seamless e uma linha de união e consolidação de materiais por termocolagem e corte a laser. Este parque tecnológico de prototipagem tem associada uma equipa técnica especializada com competências em todos os sectores da fileira têxtil e do vestuário, bem como nas áreas de investigação e aplicação dos produtos de nova geração, Esta unidade piloto está essencialmente vocacionada para a inovação, demonstração / reengenharia e para a concepção e / ou optimização de produtos e processos.
A actividade de tecnologia e engenharia abrange ainda as áreas de especialização horizontal – Ambiente, Energia, Higiene e Segurança no Trabalho (HST) e Qualidade – assegurada por uma unidade funcional específica, o Ambiteve, que responde com uma abordagem integrada à crescente importância destes factores na competitividade empresarial.


RECONHECER PERFORMENCES E VALOR

Ao nível da certificação e normalização de produtos, o CITEVE assegura quer o trabalho de análise, tratamento e disseminação de informação normativa, relevante para as actividades de especificação e controlo de produtos, quer as actividades de enquadramento, validação e auditoria de produto e processo, de acordo com os mais variados referenciais normativos e âmbitos de certificação. A certificação OEKO-TEX© e a Marcação CE são exemplos da tipologia de serviços enquadráveis neste domínio. O CITEVE participa em vários grupos técnicos de trabalho no âmbito da normalização, aos níveis Europeu (CEN) e internacional (ISO).


ULTRAPASSAR LIMITES, CONQUISTAR O FUTURO


O desenvolvimento de actividades de I&D+I orientadas às oportunidades e solicitações de mercado é aposta contínua do CITEVE, traduzida, entre outras, nas seguintes vertentes:
  • desenvolvimento de projectos de I&D+I, de âmbito nacional e internacional, direccionados ao desenvolvimento de produtos/processos/serviços têxteis e vestuário e nos domínios do ambiente, energia e HST, seja através de contratos de co-financiamento público, seja por contrato privado;
  • promoção, demonstração e transferência de tecnologias emergentes e de conhecimento indutor de inovação nas empresas;
  • actividades de suporte ao processo de inovação: vigilância e inteligência tecnológica, benchmarking e gestão da propriedade industrial.
Nas últimas duas décadas, o CITEVE participou em mais de uma centena de projectos nacionais e europeus de I&DI e de transferência de conhecimento e tecnologia. Estes projectos envolveram mais de duas centenas de empresas portuguesas e outras entidades, privilegiando-se sempre a aplicabilidade dos resultados e os ganhos de massa crítica.
Na perspectiva da eficiência colectiva e da cooperação estreita com outras áreas de saber, o CITEVE promove uma forte interacção com os mais diversos parceiros e agentes institucionais, Europeus e Nacionais. Esta lógica de funcionamento em rede é também reforçado e potenciado através da participação activa do Centro em várias redes de excelência, tais como: Plataforma Tecnológica Europeia para o Futuro do Têxtil e Vestuário; Textranet – Rede Europeia de Institutos de Investigação Têxtil; Pólo de Competitividade da Moda; Health Cluster Portugal e Associação Internacional OEKO-TEX®, entre outras.


FOCAR EM PRODUTO, CONSUMIDOR E MERCADO


No que diz respeito à Criação de Moda e Design, o CITEVE, através da sua equipa e recursos próprios e da sua rede colaboradores externos, nomeadamente para as actividades de vigilância de moda e mercados, capta o pulsar das evoluções dos consumidores e dos centros mundiais de influência nas respectivas directrizes e transforma-os em inteligência moda que coloca ao dispor da ITV nacional.
O desenvolvimento e apresentação antecipada de tendências de moda por especialidade e mercado em ambientes de colecção para cada estação, complementando-se numa lógica integrada com serviços de consultoria em concepção, desenvolvimento e gestão de produto de apoio à actividade das empresas, integram o portfólio de actividades do CITEVE neste domínio.


ACREDITAR NAS PESSOAS


No âmbito da Formação Profissional, o CITEVE promove uma série de actividades/cursos que visam contribuir para a contínua adaptação das empresas do sector às mutações tecnológicas e à evolução do próprio mercado, tendo sempre em vista a Valorização dos Recursos Humanos do sector. Este pilar da actividade desenvolve-se essencialmente em quatro eixos de intervenção: Qualificação Inicial (Cursos de Especialização Tecnológica), Qualificação de Activos (Centro Novas Oportunidades, Formações Modulares Certificadas e Cursos de Educação e Formação de Adultos), Gestão e Aperfeiçoamento Profissional (Formação à medida nas próprias empresas e Programas de Formação-Acção) e Valorização de Quadros Superiores (“Top Training” e Cursos de Formação Avançada).
Acrescem a estas, as actividades desenvolvidas para a sensibilização de jovens para a indústria, de responsabilidade social (em pareceria com a Microsoft), de concepção de recursos didácticos e conteúdos programáticos, de e-Learning, e os serviços de diagnóstico e avaliação de projectos formativos.


CITEVE | Vila Nova de Famalicão
Rua Fernando Mesquita, nº 2785,
4760-034 Vila Nova de Famalicão (Portugal)
T: + 351 252 300300
F: + 351 252 300317
E-mail: citeve@citeve.pt
GPS: N 41º 24' 44'' W 8º 30' 34''

CITEVE | Covilhã
Quinta da Corredoura - 6201-907 Covilhã
T: + 351 275 330300
F: + 351 275 330327
E-mail:citeve.del@citeve.pt
GPS: N 40º 16' 48'' W 7º 29' 37''

Website:www.citeve.pt



« voltar


eurocusltex